phone green Tel: (21) 3197-0109
Cel: (21) 98325-5572 

Paralisia FacialA Paralisia Facial é um distúrbio ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial. A paralisia Facial pode ser classificada como:

Central
Periférica

A instalação dos sintomas desta patologia é repentina.

Alguns dos sintomas iniciais, e mais frequentes da Paralisia Facial incluem a sensação de dormência ou fraqueza, sensação de pressão ou edema da hemiface afectada, alterações no paladar ou, até mesmo, abolição deste em certas regiões internas da Cavidade Bocal; intolerância a barulhos, olho ressecado e/ou com dores em torno do mesmo, assim como no ouvido do lado afectado

Paralisia Central ou Periférica

No primeiro caso há lesões ou doenças no cérebro, mais exatamente no encéfalo (sistema nervoso central), que envia informações para o nervo facial. Sendo a paresia ou paralisia acomentendo o quadrante inferiro da face do lado contra-lateral a lesão.

Já na paralisia facial periférica, há lesões ou doenças no próprio nervo facial, que enerva os músculos da face. Os sintomas e manifestações de cada uma delas também serão diferentes.

O tratamento deve ser adequado a cada paciente, e ao estado em que se encontra, pois cada caso é um caso único e singular, e devido ás diferenças existentes entre os indivíduos (desde diferenças anatômicas, fisiológicas, biomecânicas, etc.) o mesmo tratamento pode não ter o mesmo resultado em pacientes diferentes.

O tratamento deverá ser adaptado e personalizado em função do Deficit e da Colaboração do paciente. O Nervo Facial é um nervo misto sob a dependência de um sistema voluntário e automático-reflexo que pode levar muito tempo a recuperar.
O tratamento pode durar de 15 dias a 3 semanas, nas Paralisias Faciais pouco severas, até 4 anos, nas formas mais graves.

Nas crianças, os exercícios serão praticados sob a forma de jogos com indicações indispensáveis.

O tratamento das Paralisias Faciais pode incluir:

  • Massagem;
  • Electroterapia;
  • Reeducação dos Músculos da Face;
  • Método de Kabat;
  • Estimulação com Gelo;
  • Exercícios Faciais;

ESPAÇO FERNANDA PERES
Rua Barão de Mesquita 727, salas 305, 404 e 405 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!