phone green Tel: (21) 3197-0109
Cel: (21) 98325-5572 

Fisioterapia para Gestantes

A gestação é um período de muitas transformações físicas e emocionais para a mulher e, durante esse momento gestacional, uma das maiores preocupações da mãe é com o bom desenvolvimento do bebê. Esse, entretanto, não deve ser o único cuidado a ser tomado, pois o corpo da gestante também merece uma atenção especial.

Essa atenção não consiste, apenas, em realizar o pré-natal regularmente, alimentos saudáveis bem como a prática adequada de atividades físicas, uma vez que elas ajudam a mulher na hora do parto, preparando o seu corpo e ainda amenizam os efeitos que as alterações corporais podem causar.

Uma vez liberada por seu médico de confiança e acompanhamento gestacional, uma boa atividade para a mulher grávida é a Fisioterapia para Gestante.

Mas é indispensável que a futura mamãe passe por uma boa avaliação, para só depois iniciar os exercícios sem receios quanto a sua saúde e a do bebê.

O planejamento das atividades é realizado de acordo com os dados obtidos na avaliação prévia do estado da paciente. Questões como antecedentes familiares, histórico da gestação até aquele momento e as condições físicas e posturais da gestante são analisadas de modo a viabilizar exercícios corretos e de acordo com os próprios objetivos da gestante.

A realização de Fisioterapia já no pré-natal prepara o corpo da mulher para as exigências solicitadas pela gravidez e o pós-parto. A percepção do seu próprio corpo desde o período gestacional, aliada à preparação física, aumenta seu conforto, proporciona bem-estar e gera segurança e confiança para o tão esperado momento do parto.

Cuidando do Assoalho Pélvico:
Além da preparação global do corpo, também é recomendável que a gestante tenha cuidados específicos com o assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um conjunto de tecidos de revestimento que fecha a cavidade inferior da pelve (músculos, ligamentos e fáscias). Em conjunto, essas estruturas sustentam os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), além de terem função no controle da urina, das fezes e na atividade sexual.

Os músculos do assoalho pélvico, também conhecidos como músculos do períneo, tendem a enfraquecer durante a gravidez por causa do efeito de hormônios, além da sobrecarga gerada pelo aumento de pressão abdominal. Este enfraquecimento pode trazer disfunções como a perda involuntária de urina, que atinge 60% das gestantes, podendo persistir após o parto.

Durante a gestação o fisioterapeuta avalia o controle, a coordenação, o tônus, a força e a resistência dos músculos do assoalho pélvico e os reabilita de acordo com as deficiências apresentadas. Todas as gestantes devem realizar exercícios para esses músculos, mesmo se não têm sintomas e independentemente do tipo de parto que escolherem.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam o parto normal não é o responsável por disfunções do assoalho pélvico. Com a realização de Fisioterapia durante a gestação, já é possível preparar a musculatura para diminuir as chances de uma possível lesão muscular durante o parto.

Exercícios para a Gestante

Fisioterapia para Gestante oferece exercícios apropriados para ajudar a gestante a passar pelas alterações naturais da fase da melhor maneira possível, reduzindo os desconfortos e ajudando na saúde da mãe e do bebê.

  • Exercícios respiratórios para o relaxamento
  • Exercícios de correção postural
  • Exercícios de flexibilidade
  • Exercícios alongamento
  • Exercícios destinados ao metabolismo e a preparação para o parto

Esses exercícios fazem parte dos objetivos dessa fisioterapia. O trabalho realizado estimula o ganho de força muscular de membros inferiores, superiores, lombar, abdômen e também do assoalho pélvico.

Resultados

A Fisioterapia para Gestante propriamente dita pode ser iniciada a partir do segundo trimestre de gestação, cada exercício é traçado de modo a obedecer às particularidades de cada fase gestacional bem como aos objetivos individuais de cada gestante e os benefícios são variados:

  • Diminui a incidência de dores lombares, nas articulações, pernas e pés;
  • Melhora a postura;
  • Reduz os possíveis inchaços e as câimbras;
  • Amplia a consciência corporal;
  • Estimula a irrigação sanguínea, melhorando a circulação e aliviando a tensão nervosa;
  • O fortalecimento, em especial, dos músculos do assoalho pélvico, ajuda a oferecer maior apoio ao peso extra da gravidez e a prevenir a incontinência urinária, além de ser extremamente importante para o parto normal e também para evitar complicações no pós-parto;
  • Minimiza a propensão a complicações como hipertensão e diabetes gestacional;
  • Ajuda a manter a condição física anterior à gestação;
  • Aumenta a disposição para a realização de atividades do dia-a-dia;
  • Favorece o parto e o pós-parto, tornando esses momentos bem mais tranquilos;
  • Reduz os níveis de estresse;
  • Proporciona bem-estar mental;
  • Controla o peso;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora a qualidade do sono.

A gestação é um período para movimento, o sedentarismo só vai prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Esse momento de gravidez, parto e aleitamento exige bastante do corpo da mulher, então, quanto mais ela cuidar de seu estado físico e emocional, melhor poderá aproveitar a fase e com saúde para ela e seu filho.


ESPAÇO FERNANDA PERES
Rua Barão de Mesquita 727, salas 305, 404 e 405 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Venha nos fazer um visita!